Saúde Bucal
Escovar os dentes

Erros comuns ao se escovar os dentes

Um processo que fazemos automaticamente durante o dia e que parece fácil é mais complexo do que você imagina. O de escovar os dentes.

Vários elementos devem ser analisados nesse aspecto para que você possa ter uma perfeita saúde bucal. Vamos listar alguns pontos para que você evite erros ao escovar os dentes e dicas para uma boa escovação de seus dentes.

Escolha da escova

Cerdas mais duras não querem dizer que limpam mais, pelo contrário, com o tempo elas acabam desgastando o esmalte dental causando retração gengival.

Os modelos mais indicados são os de cabeça pequena, com cerdas ultra macia e todas do mesmo tamanho. As escovas mais duras são recomendadas para pessoas que fazem uso de próteses.

Recomenda-se a troca da escova dental a cada dois meses e/ou quando as cerdas começarem a se deformar.

Força durante a escovação

Força não quer dizer limpeza dos dentes. Para limpar adequadamente use uma escova com cerdas macias de boa qualidade. A força não é aliada da limpeza nesse caso e sim a técnica. Para escovar corretamente os dentes apoie a escova sobre a superfície dos dentes em um ângulo de 45 graus, com metade das cerdas na superfície dental e a outra metade recobrindo a gengiva.

Faça movimentos vibratórios e circulares por aproximadamente cinco segundos em cada uma das superfícies dos dentes. Lembre-se de escovar a parte da frente, de trás, de cima e dos lados.

Como escovar os dentes

Creme dental correto

O responsável pela limpeza bucal é uma boa escovação. Para cada idade existe um creme dental ideal os que possuem flúor é indicado durante a vida toda, pois ajudam na prevenção de cáries. Os branqueadores podem ajudar até certo ponto, porém acabam causando hipersensibilidade nos dentes, já as pessoas que utilizam próteses é recomendado o uso de pastilhas efervescente para auxiliar na eliminação de bactérias.

A opção por creme dental ou gel é indiferente, pois segundo especialistas ambos se igualam na hora de limpar e proteger.

A quantidade de creme dental aplicado deve ser do tamanho de uma ervilha para adultos e do tamanho de um grão de arroz em crianças e inserido no meio das cerdas para evitar que seja engolido facilmente.

Consulte seu dentista para saber qual a marca que melhor se adéqua a seus dentes e sua idade.

Tempo certo para se escovar os dentes

Fazer a higiene bucal de duas a três vezes ao dia é o suficiente, O tempo médio de escovação deve ser de dois minutos. Evite também acabar de fazer uma refeição e já escovar os dentes. Recomenda-se esperar pelo menos 30 minutos para escovar os dentes, pois a alimentação e bebidas ácidas, como suco de laranja, suavizam o esmalte dos dentes, esse tempo é necessário para que a saliva possa agir e neutralizar o pH da boca, causando dessa forma o equilíbrio novamente.

Enxaguatório Bucal

Hoje em dia existem várias marcas, mas os mais indicados são aqueles que não contém álcool em sua composição, eles só devem ser usados com indicação do dentista.

Existem enxaguatórios indicados após cirurgias,  outros para fortalecer o esmalte e outros como auxiliar de tratamento periodontal. Vale ressaltar que crianças não devem usar enxaguatórios

E lembre-se o uso indiscriminado de enxaguatórios bucais pode levar a perda do paladar e a manchamentos.

 

Você já ouviu falar em má oclusão dos dentes?, saiba mais aqui.

Share this Story

Facebook Comments

2 Comments


  1. […] Saiba como efetuar uma correta escovação dos dentes clicando aqui […]

    Reply

  2. O que são Retrações Gengivais - Dra. Sumie

    30 de maio de 2016 at 10:49

    […] Clique aqui e conheça os erros mais comuns ao se escovar os dentes. […]

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Sobre

Clarice Sumie Ide, CROSP 41385, cirurgiã-dentista , especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial, credenciada no Sistema de Autoligado – Filosofia Damon .

Possuo consultório particular na cidade de Paulínia-SP


Cooperada Uniodonto Campinas

Consultório

Rua. Santa Cecília, 551 - Santa Cecília
Paulínia, SP
13140-358
Tel.: 19 2144-2208
Cel.: 19 9 9198-0642

Facebook