Prevenção
Amamentação

A importância da amamentação nos problemas na mordida

A amamentação é um dos primeiros estímulos do ser humano após o nascimento, sendo estimulada por vários motivos, dentre eles favorecer um desenvolvimento natural das crianças.

A amamentação é fator primordial e decisivo para a correta maturação e crescimento dos ossos e músculos da face, mantendo essas estruturas prontas para um bom funcionamento e desenvolvimento de toda região facial e oral, pois amamentaçãotrata-se também de um estímulo para crescimento de toda face da criança, já que afeta o desenvolvimento das arcadas dentárias, da fala, da deglutição e da respiração.

A criança quando amamentada por no mínimo 6 meses previne vários problemas na mordida tais como, mordida aberta, mordida cruzada, falta de crescimento da maxila e mandíbula, dentre outros.

O ato de amamentar proporciona uma espécie de exercício para o bebê, a ação da sucção, presente a partir da 32ª semana de gestação o bebê, envolve desde a sensibilidade dos lábios do bebê no mamilo da mãe, até o momento da deglutição do leite materno.

A sucção no seio materno acarreta uma intensa atividade muscular, diferente de quando se utiliza a mamadeira, onde estes exercícios não acontecem ou ocorrem em pequena escala.

Além desses fatores o leite materno é o melhor alimento do ponto de vista nutricional, já que reforça o sistema imunológico do bebê contra doenças infecciosas e alérgicas, colaborando para o aumento do número de anticorpos e contribuindo na prevenção de doenças respiratórias e gastrointestinais.

Share this Story

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Sobre

Clarice Sumie Ide, CROSP 41385, cirurgiã-dentista , especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial, credenciada no Sistema de Autoligado – Filosofia Damon .

Possuo consultório particular na cidade de Paulínia-SP


Cooperada Uniodonto Campinas

Consultório

Rua. Santa Cecília, 551 - Santa Cecília
Paulínia, SP
13140-358
Tel.: 19 2144-2208
Cel.: 19 9 9198-0642

Facebook