Tratamento
Aparelhos

O que é Maloclusão Dentária e como tratá-la

Atualmente com campanhas de prevenção e medidas de higiene bucal onde a população em geral passou a escovar mais os dentes, o fato de ter flúor na água do abastecimento público e melhores acessos a tratamentos passamos a ter atendimentos mais voltados à gengivite do que cáries. A gengivite já exige um cuidado maior do paciente no uso de fio dental.

Um dos motivos que mais levam as pessoas a procurarem tratamentos ortodônticos está relacionado à oclusão Os problemas de maloclusão dentária, maneira com que os dentes da arcada superior e os dentes da arcada inferior se relacionam, ou seja, o movimento de morder algo. Isso ocorre tanto em repouso (aspecto estático), quanto durante a função de mastigação ou fala (aspecto dinâmico).

Esse tipo de tratamento já representa 20% dos problemas de saúde bucal da população. Talvez pelo próprio estilo de vida que mudou, a família tem pais que trabalham fora e não tem mais tempo para a educação dos filhos, que é um problema social, a dieta falta de mastigação, doenças respiratórias, hábitos de chupetas e mamadeiras.

Dentre os problemas mais comuns de maloclusão nas crianças temos a falta de espaço nas arcadas, o que pode causar dentes tortos, mordida cruzadas, mordidas abertas e falta de crescimento da mandíbula. Já nos adultos o que mais encontramos além das necessidades de reabilitação (prótese), temos um índice alto de bruxismo, ronco e a apneia do sono.

 

 

Tratamento de maloclusão

Existem 3 classes de maloclusão segundo a Ortodontia e Ortopedia Facial.

Classe 1: Ocorre um equilíbrio entre as arcadas superior e inferior, porém se apresenta outros tipos de problemas como a falta de espaço, mordidas cruzadas e mordidas abertas. Como as arcadas estão bem relacionadas no sentido ântero-posterior geralmente a face é equilibrada.

Classe 2: Apresenta uma diferença entre as arcadas. Em boa parte dos casos o osso que contém os dentes inferiores (mandíbula) é menor que o osso que contém os dentes superiores, chamado de maxilar, neste caso os dentes inferiores mordem mais para trás do que os superiores.

Classe 3: Nestes casos a mandíbula e maior do que o maxilar, o que faz com que os dentes inferiores mordam à frente dos superiores.

Má Oclusão Dentaria - Dra. Sumie

Quando a maloclusão acarreta também má postura e problemas de coluna, aconselha-se o tratamento com um fisioterapeuta o qual poderá indicar o tratamento mais indicado para corrigir estas situações.

Normalmente o tratamento dura de dois a três anos, existem casos onde pode ocorrer o uso de aparelhos ortodônticos com ou sem elásticos, extrações de dentes e em casos mais graves, cirurgias para reposicionamento das estruturas.

Se você sofre de Maloclusão Dentária de deseja fazer um tratamento, entre em contato conosco e tire suas dúvidas.

Share this Story

Facebook Comments

3 Comments


  1. […] Você já ouviu falar em má oclusão dos dentes?, saiba mais aqui. […]

    Reply

  2. […] Você sabe o que é Máoclusão Dentária? esse tipo de tratamento já representa 20% dos problemas de saúde bucal da população, saiba mais clicando aqui […]

    Reply

  3. […] Você sabe o que é Máoclusão Dentária? esse tipo de tratamento já representa 20% dos problemas de saúde bucal da população, saiba mais clicando aqui […]

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Sobre

Clarice Sumie Ide, CROSP 41385, cirurgiã-dentista , especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial, credenciada no Sistema de Autoligado – Filosofia Damon .

Possuo consultório particular na cidade de Paulínia-SP


Cooperada Uniodonto Campinas

Consultório

Rua. Santa Cecília, 551 - Santa Cecília
Paulínia, SP
13140-358
Tel.: 19 2144-2208
Cel.: 19 9 9198-0642

Facebook