Saúde Bucal

Quando iniciar o tratamento ortodôntico nas crianças?

Antigamente os dentistas esperavam terminar a erupção dos dentes permanentes  por volta de 12 anos para iniciar o tratamento ortodôntico, mas atualmente a maioria dos problemas podem ser corrigidos bem antes, ainda na dentição de leite.

A idade para iniciar a colocação de algum aparelho vai depender do tipo de maloclusão e da colaboração da criança.

Problemas de vícios como chupeta, mamadeira  e sucção de dedo devem ser removidos o mais cedo possível , pelo menos até os 3 anos de idade.Pois além de abrir a mordida , pode causar o que chamam as crianças de dentuça.Além dos problemas de deglutição , respiração e mastigação alteradas, necessitando de tratamento fonoauológico na maioria dos casos posteriormente ao tratamento ortodôntico.

Nos casos em crianças maiores de 4 anos podem ser tratados com diversos tipos de aparelhos.Existem aparelhos fixos e removíveis.

Hoje em dia devido a falta de mastigação de alimentos mais duros  não há estímulo de crescimento ósseo,  e pode ocorrer  atresia dos maxilares. Existem muitos casos de falta de espaço dos dentes permanentes e que os mesmos  ficam encavalados e prejudicam muito a estética do sorriso da criança, podendo causar até problemas emocionais nos adolescentes.

Os dentes de leite demoram a cair, impedindo ou atrapalhando a erupção dos permanentes.  É comum a necessidade de extrair dentes de leite que ainda estão na arcada, enquanto os correspondentes da dentição permanente já nasceram em má posição.

Alimentos como maça, milho verde, laranja, côco  fresco , carnes mais duras  são alimentos que devem ser estimulados nas crianças.

Os problemas respiratórios como alergias, rinites, bronquites,  adenódes  e amígadalites, respiração bucal  também devem ser controladas, pois atrapalham o crescimento das arcadas dentárias e o desenvolvimento das crianças.

Nas crianças a partir de 7 a 8 anos de idade onde não irrompem os dentes anteriores superiores permanentes pode ser falta de espaço por isso os pais devem procurar um ortodontista para uma avaliação.

 

Share this Story

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Sobre

Clarice Sumie Ide, CROSP 41385, cirurgiã-dentista , especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial, credenciada no Sistema de Autoligado – Filosofia Damon .

Possuo consultório particular na cidade de Paulínia-SP


Cooperada Uniodonto Campinas

Consultório

Rua. Santa Cecília, 551 - Santa Cecília
Paulínia, SP
13140-358
Tel.: 19 2144-2208
Cel.: 19 9 9198-0642

Facebook