Saúde Bucal
Dente de Leite

Será que o dente de leite precisa ser extraído?

Os dentes de leite (decíduos) iniciam sua erupção com geralmente 6 meses de idade e termina aos 2 anos, totalizando 20 dentes.

Os primeiros dentes permanentes nascem aos 6 anos que são os primeiros molares. Eles nascem atrás do último dente de leite e muitas vezes são confundidos com os de leite.

Quando começam a amolecer já vem a preocupação em extraí-los.

Escovar os DentesNo período dos 6 aos 12 anos, que acontece a troca de todos os dentes é necessário que a criança tenha um acompanhamento de um odontopediatra.

Mas só há necessidade de levar ao dentista para extrair se tiver dor na mastigação ou se o dente permanente estiver irrompendo.

Caso contrário não precisa extrair e só esperar o dente cair sozinho.

Cuidados necessários com os dentes de leite

Após um ano de vida a criança não pode dormir mamando, pois o leite continua fermentando e isso poderá ocasionar cáries.

Enquanto a criança estiver mamando durante a madrugada, recomenda-se às mães molhar uma fralda e limpar os dentes de seu filho.

Vale lembrar que os dentes de leite devem ser tratados junto a seu dentista da mesma forma que ocorre com os dentes permanentes para que a criança tenha uma perfeita saúde bucal. A prevenção é sempre o melhor remédio.

Share this Story

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Sobre

Clarice Sumie Ide, CROSP 41385, cirurgiã-dentista , especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial, credenciada no Sistema de Autoligado – Filosofia Damon .

Possuo consultório particular na cidade de Paulínia-SP


Cooperada Uniodonto Campinas

Consultório

Rua. Santa Cecília, 551 - Santa Cecília
Paulínia, SP
13140-358
Tel.: 19 2144-2208
Cel.: 19 9 9198-0642

Facebook