Tratamento
bruxismo

Sinais, sintomas e tratamentos para Bruxismo

O Bruxismo ou Briquismo é um hábito funcional que leva o paciente a ranger os dentes, seja de noite ou seja de dia, de forma rítmica durante o sono (bruxismo do sono) ou durante o dia (bruxismo em vigília). Tem causa multifatorial, sendo uma doença biopsicossocial. Os principais sinais e sintomas de bruxismo:

– dor e/ou hipertrofia da musculatura da face

– desgaste anormal dos dentes, língua e bochechas marcadas

– quebra de restaurações e também de dentes hígidos (restaurados), sem motivo algum

– distúrbios da Articulação Temporomandibular

Ao acordar, a pessoa que apresenta bruxismo do sono também pode relatar travamento da mandíbula e/ou dor de cabeça tensional na região das têmporas.

Isso ocorre com 15% da população em pessoas de qualquer idade e normalmente esta relacionada a um alto nível de estresse, além de ser um dos fatores que causam constantes dores de cabeça, atingindo mais as mulheres em fase reprodutiva.

Tratamento

 

Ainda sem cura por se desconhecerem as reais causas, o bruxismo é tratado através de controle. Alguns profissionais da saúde como dentistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, neurologistas e psicólogos podem ser envolvidos para ajudar no tratamento do paciente.  Por exemplo:

– Dentistas: profissionais indicados para fazer o diagnóstico e o tratamento do bruxismo.

– Fisioterapeutas: oferecerem tratamento de suporte para dor muscular causada pelo bruxismo

– Fonoaudiólogos: ajudam a detectá-lo

Placas interoclusaisA utilização de placas interoclusais é um dos primeiros passos para ajudar a reconhecer o problema. As placas estabilizam a oclusão e ajudam a proteger os dentes dos desgastes  e fraturas provocados pelo hábito do bruxismo.

A prática de esportes e exercícios de relaxamento é outro passo importante para diminuir a tensão psicológica. Distúrbios psiquiátricos como depressão e ansiedade devem ser aliviados e medicados, se necessário, através da psicoterapia.

Hábitos como mascar chicletes, morder ou apertar objetos devem ser eliminados, pois são considerados como um vício concomitante do bruxismo. Quanto ao bruxismo em vigília, o paciente deve criar o hábito de desencostar os dentes.

Se você sofre de Bruxismo, Disfunção Temporo Mandibular (DTM) ou Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono (SAOS) entre em contato conosco que poderemos te ajudar.

Share this Story

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Sobre

Clarice Sumie Ide, CROSP 41385, cirurgiã-dentista , especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial, credenciada no Sistema de Autoligado – Filosofia Damon .

Possuo consultório particular na cidade de Paulínia-SP


Cooperada Uniodonto Campinas

Consultório

Rua. Santa Cecília, 551 - Santa Cecília
Paulínia, SP
13140-358
Tel.: 19 2144-2208
Cel.: 19 9 9198-0642

Facebook