Tratamento
trauma dental

Trauma dental – o que fazer?

O trauma dental pode ser ocasionado por acidentes automobilísticos, quedas, agressões e esportes em geral onde podem ocorrer luxações ou fraturas coronárias.

 

Se for dente de leite:

Se o dente  afundou, desceu, ficou mole ou saiu inteiro deve se levar ao dentista para radiografar e fazer os procedimentos necessários como medicar e acompanhar.

No caso em que o dente saiu inteiro para fora da boca, chamado avulsão total, não há necessidade de se reimplantar, pois o prognóstico é muito ruim. Mas deve procurar um dentista.

Dente Quebrado


Se o dente for permanente:

Em caso de fratura de esmalte e/ou dentina deve se radiografar, restaurar, medicar e acompanhar.

Em caso de fratura com exposição da polpa “nervo”, deve se radiografar, tratar o canal e medicar e acompanhar.

Para casos de fratura de raiz, depende do local da fratura as vezes há necessidade de extração do dente.

Quando o dente sai totalmente para fora da boca, ocorre a avulsão total, onde deve se localizar o dente, não lavar e colocar em soro fisiológico ou leite e ir ao dentista o mais rápido possível para tentar um reimplante do dente.

Portanto, diante de um trauma dental, deve-se manter a calma e procurar um dentista imediatamente, vale ressaltar que a Associação Brasileira de Odontopediatria recomenda aos praticantes de esportes, que apresentem risco de lesões traumáticas orofaciais, o uso de protetor bucal apropriado e adaptado de maneira adequada para suas atividades esportivas.

Share this Story

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Sobre

Clarice Sumie Ide, CROSP 41385, cirurgiã-dentista , especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial, credenciada no Sistema de Autoligado – Filosofia Damon .

Possuo consultório particular na cidade de Paulínia-SP


Cooperada Uniodonto Campinas

Consultório

Rua. Santa Cecília, 551 - Santa Cecília
Paulínia, SP
13140-358
Tel.: 19 2144-2208
Cel.: 19 9 9198-0642

Facebook