Prevenção
respiração

Você respira pela boca? Fique atento para estes problemas

Desde criança nos ensinam que a maneira correta de respirar é pelo nariz. Porém, devido a diversos fatores muitas pessoas acabam respirando pela boca também. Dizemos, então, que se trata de uma respiração mista. A função respiratória correta é através do nariz que ocorrem três importantes funções:

– Umidificação
– Aquecimento do ar inspirado
– Filtrar o ar

A médio ou longo prazo a respiração bucal poderá acarretar prejuízos, em alguns casos irrecuperáveis, como alterações faciais (musculares e ósseas), principalmente na fase de crescimento e alterações do tórax e de postura, além disso a a respiração bucal tem diversas causas, tais como, presença de freio labial, rinite alérgica, bronquite, desvio de septo nasal, adenóide aumentada e outras.

Geralmente, o reflexo deste tipo de respiração nas crianças costuma ser olheiras,  não conseguir fechar a boca, agitação e dificuldades de concentração, além de ficar com a cabeça pendendo para baixo, e em alguns casos, têm falta de crescimento de maxila.

O tratamento deve ser multidisciplinar e deve envolver um médico otorrinolaringologista, alergista, ortopedista, dentista e fonoaudiólogo – conforme a identificação das causas desta respiração pela boca.

A respiração é uma função vital para o ser humano. Portanto, se você respira mal você vive mal. Cuide da sua respiração!

Veja aqui os motivos de manchas brancas nos dentes.

Share this Story

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Sobre

Clarice Sumie Ide, CROSP 41385, cirurgiã-dentista , especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial, credenciada no Sistema de Autoligado – Filosofia Damon .

Possuo consultório particular na cidade de Paulínia-SP


Cooperada Uniodonto Campinas

Consultório

Rua. Santa Cecília, 551 - Santa Cecília
Paulínia, SP
13140-358
Tel.: 19 2144-2208
Cel.: 19 9 9198-0642

Facebook